É totalmente possível ter um desconto de até 100% em sua conta de luz, ou seja, é possível economizar muito na conta de luz com descontos de 65%, 40%, 10% ou mesmo não ter que pagar nada, com desconto de 100%. E tudo isso graças ao benefício da tarifa social.
Conteúdos Relacionados:
Portanto quem aderir à tarifa social pode garantir uma economia considerável em sua conta de energia elétrica e assim ter um dinheirinho sobrando no final do mês.
Entretanto, é preciso salientar que trata-se de um benefício que pode ser usado apenas por pessoas que atendem aos critérios definidos pelo Governo Federal. Então te convido a ler abaixo quais são estes critérios e como você pode se cadastrar no tarifa social se atender aos requisitos.
Como funciona a Tarifa Social?
Criada em 2002 pela Lei nº 10.438, este benefício visa ajudar famílias que consomem até 220 quilowatts/hora (kWh) por mês de energia elétrica com descontos em sua conta de luz.
Os descontos são variáveis conforme o consumo total de energia da família, sendo três classes, veja abaixo:
- Até 30 kWh mês: 65% de desconto;
- 31 kWh até 100 kWh mês: 40% de desconto;
- 101 kWh a 220 kWh mês: 10% de desconto.
Já para as famílias indígenas e quilombolas inscritas no CadÚnico que possuem consumo de até 50 kWh o desconto passa a ser de 100%.
Quem tem direito a receber o desconto da Tarifa Social?
Ter este desconto na conta de energia é uma maravilha não é mesmo, mas para poder usufruir é necessário atender a alguns requisitos, veja abaixo quais são eles:
- Estar cadastrado no Cadastro Único;
- Renda mensal da família de até meio salário mínimo por indivíduo;
- Famílias com renda mensal de até três salário mínimos com pessoa com deficiência cujo tratamento necessite de equipamentos que utilizam energia elétrica;
- Idosos acima de 65 anos;
- Pessoa com deficiência que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Como solicitar o desconto?
A solicitação pode ser feita após a realização no cadastro único (Cadúnico) indo ao Cras mais próximo de sua localização. Sendo que lá você também pode pedir mais informações sobre o benefício.
Entretanto, caso você já esteja cadastrado do Cadastro único a aplicação do desconto é realizada de forma automática, portanto fique de olho em sua conta de energia para ver se o benefício está sendo aplicado.
Acompanhe a tabela anterior e veja se o desconto está sendo feito corretamente, caso não esteja vá ao Cras mais próximo de sua localização e veja o porquê da aplicação incorreta.