O auxílio Amazonas tem o objetivo de ajudar as pessoas que estão em vulnerabilidade social. Dessa forma ele vem ajudando milhares de cidadãos amazonenses, confira abaixo se você tem direito e como solicitar.
Criado em 2020 para diminuir o impacto da pandemia do COVID-19, atualmente o auxílio estadual vem atualizando os seus beneficiários chegando a contemplar o número de 300 mil famílias atendidas.
Sendo uma excelente iniciativa para a população, assim como o kit antena da Siga antenado, novo minha casa minha vida, bolsa família e tarifa social de energia.
O que é o auxílio estadual do Amazonas?
Inicialmente o auxílio Amazonas surgiu com a intenção de diminuir o impacto da pandemia, entretanto acabou se tornando um auxílio definitivo para os cidadão amazonenses com baixa renda.
Passando então a ser um auxílio financeiro com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das famílias que enfrentam dificuldades financeiras.
Portanto trata-se de uma iniciativa estadual do Amazonas para tentar ajudar a garantir a segurança alimentar dos moradores locais.
Quem tem direito?
Agora que você cidadão já sabe do que se trata o auxílio estadual Amazonas, vejamos quais são os requisitos para solicitar o auxílio, confira abaixo:
- Ser residente do estado Amazonas;
- Ter no mínimo 18 anos;
- Estar em situação de pobreza ou extrema pobreza e ser participante beneficiaria de programa de transferência;
- Ter cadastro no Cadúnico;
- Ter renda familiar de até meio salário mínimo.
Entretanto as informações acima podem ter alterações conforme iniciativa do estado. Portanto verifique as informações antes de solicitar o benefício
Como fazer a solicitação do auxílio?
O processo pode ser feito de forma on-line, ou seja, sem precisar sair de casa. Graças a página disponibilizada pelo governo estadual, veja no site oficial se você foi selecionado para o auxílio: http://www.auxilio.am.gov.br/.
Ao abrir o site basta ir até a opção pesquisar, abrirá uma página solicitando seu CPF e data de nascimento. Ao preencher aparecerá na tela se você é ou não é elegível a receber o auxílio. Caso você seja contemplado, aparecerá a informação com local e data para retirada do cartão do auxílio.
Além disso, o site conta com informações de como solicitar segunda via do cartão do auxílio Amazonas e como bloqueá-lo.
Porque o auxílio Amazonas se tornou definitivo?
É preciso ressaltar que esta é uma opinião da equipe do Relp Info, e não tem relações com o governo estadual do Amazonas.
Em nossa opinião o auxílio se tornou definitivo para garantir a segurança alimentar dos moradores locais.
Isto é, muitas famílias passam dificuldades financeiras e o auxílio vem para ajudar nesta parte. Até mesmo podendo ajudar a evitar que famílias se endividam ao recorrer a empréstimos ou cartões de crédito para terem que comprar alimentos e outros itens.
Qual o valor do benefício?
O cartão auxílio Amazonas é pago todo dia 15 de cada mês para o cidadão que atende aos requisitos estipulados pelo governo estadual. Seu valor é de R$150,00 para cada CPF elegível a recebê-lo.
Considerações finais
Desde seu lançamento em 2020 o auxílio vem ajudando milhares de famílias do estado do Amazonas. Sendo uma importante iniciativa estadual.
Pois já são cerca de 300 mil famílias atendidas pelo auxílio, sendo que este número vem aumentando conforme novos cadastros ocorrem.
Além disso, é importante dizer que iniciativas como estas são necessárias para que os cidadãos em situações vulneráveis tenham maiores oportunidades e consequentemente melhor qualidade de vida.
Pois entendemos que muitos enfrentam dificuldades financeiras devido a situação em que se encontram. Sendo necessário intervenções que visam trazer segurança e redução de desigualdades.
Por fim, iniciativas como estas podem evitar endividamentos em cartões de crédito e empréstimos.